Ciclo Urbano da Água
A água pode ser captada em rios/barragens ou ter origens subterrâneas (nascentes, poços e furos) – Captação.
A água captada é submetida a processos de tratamento em Estações de Tratamento de Água (ETA), que lhe conferem qualidade para consumo humano – Distribuição.
Depois de tratada, a água é distribuída aos consumidores domésticos e industriais através da rede pública de abastecimento – Rede/Distribuição.
A alimentação, a higiene pessoal e atividades de lazer são as principais utilizações domésticas da água. A água é utilizada como matéria prima em diversos processos de fabrico e para a limpeza dos equipamentos – Consumo Doméstico/Industrial.
As águas residuais, também denominadas esgotos ou efluentes líquidos, necessitam de um tratamento adequado para que possam ser descarregados, no meio receptor, com o mínimo impacte ambiental. Este processo é efetuado em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) – ETAR/Tratamento.
Os efluentes líquidos, depois de submetidos aos processos de tratamento nas ETAR, são devolvidos ao meio recetor em condições ambientalmente seguras – Devolução.
(Fonte: Adaptado de Águas de Portugal)
Um sistema de drenagem integra um conjunto de coletores, emissários e condutas elevatórias (rede de drenagem) e equipamentos (estações elevatórias e ETAR) que permitem a recolha e transporte das águas residuais produzidas nas habitações até ao local de tratamento (ETAR).
A gestão e exploração dos sistemas de drenagem de águas residuais de todo o concelho é responsabilidade da Câmara Municipal, designadamente:
:: Manutenção das redes de drenagem de águas residuais (desobstrução e limpeza de coletores);
:: Operação e manutenção de estações elevatórias de águas residuais;
:: Operação e manutenção de ETAR;
:: Execução de ramais de ligação;
:: Ampliação e remodelação de redes de coletores;
:: Limpeza de fossas séptica