Os objectivos primordiais do Sector de Acção Social são a intervenção ao nível da prevenção, a resolução/ redução de situações de pobreza e/ou exclusão social identificadas, na tentativa de inversão de dinâmicas de exclusão e consequente promoção do bem-estar social dos cidadãos.
O Sector de Acção Social desenvolve quotidianamente um conjunto de acções inerentes ao seu funcionamento, tais como: atendimento à população, apoio psicossocial, visitas domiciliárias, encaminhamento para Instituições e Serviços, análise diagnóstica e planeamento, dinamização da Rede Social, apoio logístico e técnico na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens; articulação com a Segurança Social no âmbito do Rendimento Social de Inserção e outros apoios socioeconómicos.
Baseado no princípio da parceria, desenvolve / colabora ainda em acções de âmbito sócio cultural, direccionadas a idosos, crianças ou à população em geral, das quais se destacam o Baile de Carnaval, o Peddy – Paper “Pela Saúde de Tábua”, os Convívios Sénior ou a Festa das Famílias.
No que concerne a população portadora de deficiência, face à não existência de equipamentos concelhios direccionados a esta população, o Município de Tábua estabeleceu protocolos com a ARCIAL e APPACDM, na cedência de verbas para apoio em transportes de utentes do Concelho de Tábua.
Fruto da actual conjuntura económica e com o objectivo de reforçar o apoio às famílias carenciadas do Concelho, o Município de Tábua tem vindo a criar um conjunto de medidas sociais, destacando-se o SOS Munícipe, o Apoio Municipal ao Arrendamento Habitacional e as Bolsas de Estudo ao Ensino Superior.
O Sector de Acção Social encontra-se igualmente a trabalhar num projecto ambicioso, o do voluntariado – “expressão do livre exercício de uma cidadania responsável”, nomeadamente com a criação de um Banco Local de Voluntariado.
O Gabinete de Acção Social localiza-se no rés-do-chão do edifício do Município de Tábua, funciona em horário contínuo, das 9.00h às 16.00h, contando com uma equipa técnica composta por duas Técnicas Superiores de Serviço Social, uma Socióloga e uma Administrativa.