Num território educador, a infância e a juventude são bases para a sua construção e, nesse sentido, num projeto deste tipo, não podem ser descoradas. Seja ao nível das estratégias pedagógicas mais formais, não formais ou informais, importa que o Município planeie a sua ação tendo em conta o tipo de jovens existentes mas, também, o tipo de práticas que se desejam que possam vir a existir. Assumindo a infância e juventude como pilar da construção de uma cidade e como uma fase importante do desenvolvimento da pessoa enquanto cidadão que se pretende conhecedor do seu território, interessado, solidário e participativo, é importante que sejam construídas estratégias que fomentem estas características. Para que isso aconteça, será importante caracterizar este público ao nível das suas práticas e interesses, bem como os projetos existentes e criar um conjunto de estratégias participativas para que estes se envolvam em todo o processo de melhoria da escola e do território.
Reuniões de trabalho
:: 24 de Janeiro 2017, assembleia participativa de alunos do 2º e 3º CEB de Midões.
:: 01 de Fevereiro de 2017, assembleias participativas de alunos do 2º, 3º CEB e Secundário de Tábua.
:: 28 de Março de 2017, assembleia participativa de alunos do 2º e 3º CEB de Midões.
:: 29 de Março de 2017, assembleias participativas de alunos do 2º, 3º CEB e Secundário de Tábua.
:: 10 de Maio de 2017, assembleias participativas de alunos do 1º,2º e 3º ano da EPTOLIVA
:: 19 de Maio de 2017, assembleias participativas com os membros do Conselho Municipal da Juventude
:: 23 de Maio de 2017, ponto de situação a fim de delinear novas metas
:: 06 de Junho de 2017, ponto de situação acerca da construção dos questionários para aplicar aos jovens
Questionários de recolha de informação
Questionário de caracterização dos jovens residentes no concelho.