Município assinala o Dia Mundial da Alimentação com entrega do livro “Nutristórias
publicado a 18 de October de 2024
No dia 16 de novembro, o Município assinalou o Dia Mundial da Alimentação com a entrega do livro “Nutristórias” em todas as bibliotecas escolares do concelho, bem como na Biblioteca Pública Municipal João Brandão. Esta iniciativa visa reforçar a educação alimentar das crianças de forma criativa e divertida, utilizando contos e atividades lúdico-educativas para transmitir mensagens essenciais sobre a importância de uma alimentação saudável.
A entrega simbólica do livro decorreu no Centro Escolar de Tábua, contando com a presença da Vereadora da Educação, Formação e Empreendedorismo Jovem, Susana Mendes, que se fez acompanhar por Filipe Fonseca, Adjunto do Diretor do Agrupamento de Escolas de Tábua com competências no 1.º ciclo, e pela Engenheira Alimentar do Município, Cristina Pinto. Esta ação, integrada no programa do Dia Mundial da Alimentação, reforça o compromisso do Município com a promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância.
O livro "Nutristórias" oferece uma abordagem inovadora à educação alimentar, com cinco histórias infantis que abordam temas frequentemente questionados pelas crianças e que muitas vezes são de difícil explicação no ambiente escolar. As histórias exploram tópicos como a hidratação, a doença celíaca, o açúcar nos alimentos, a intolerância à lactose e as alergias alimentares. Além das histórias, o livro inclui ainda um conjunto de atividades que permitem às crianças explorar de forma lúdica cada uma das temáticas, garantindo uma aprendizagem divertida e participativa.
A Vereadora Susana Mendes destacou a importância desta iniciativa: “Com o 'Nutristórias', oferecemos às escolas e bibliotecas uma ferramenta educativa valiosa, que alia o entretenimento ao ensino de boas práticas alimentares, contribuindo para que as nossas crianças adquiram, desde cedo, conhecimentos que impactam diretamente a sua saúde e bem-estar”.
Esta ação faz parte dos esforços contínuos do Município de Tábua para promover uma educação alimentar consciente, envolvendo ativamente as crianças no processo de aprendizagem sobre a nutrição, e proporcionando-lhes os recursos necessários para compreender a relação entre os alimentos e a saúde.