Espetáculo “Era o Dia de Cantar” encerra Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril
publicado a 30 de April de 2024
No dia 25 de abril, o Centro Cultural de Tábua foi palco do espetáculo "Era o Dia de Cantar", uma produção da Contracanto Associação Cultural, que encerrou as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, dinamizadas pelo Município de Tábua. Com um enredo inspirado no cancioneiro de Zeca Afonso, esta obra ofereceu uma viagem artística pelos caminhos da liberdade, desde 1967 até aos dias de hoje. Sob o lema "às vezes, até o silêncio precisa de desabafar", "Era do Dia de Cantar" revela as nuances da sociedade portuguesa pré-25 de abril, quando a liberdade de expressão era apenas um sonho distante. O espetáculo, que contou com a participação de 6 músicos e 3 atores profissionais, apresentou um texto teatral desenvolvido a partir de uma residência comunitária. Esta abordagem permitiu traduzir os diálogos artísticos entre músicos, atores, figurantes comunitários, alunos de teatro e o encenador. O resultado foi uma experiência rica em paralelismos geracionais, que não se limitou aos 50 anos de democracia, mas também explorou as conquistas, os desafios e, acima de tudo, a identidade do povo português que a democracia trouxe consigo. Para os espectadores, "Era o Dia de Cantar" não foi apenas um espetáculo, mas uma reflexão sobre a história recente do país e sobre o significado da liberdade. Ao som das músicas que marcaram gerações e das palavras que ecoaram em momentos cruciais da história, o público foi transportado numa jornada emocional que os levou a reconhecer a importância e o valor da democracia. Assim, com uma mistura envolvente de música, teatro e memória coletiva, o espetáculo "Era o Dia de Cantar" deixou uma marca indelével nos corações dos espectadores e marcou o encerramento das celebrações do 25 de abril em Tábua, recordando a importância de nunca esquecer as lições do passado para construir um futuro mais livre e igualitário.