Centro de Acolhimento Temporário será uma realidade em Tábua
publicado a 8 de May de 2024
O Município de Tábua tem assumido como prioridade a recuperação do parque habitacional do Concelho em diversas vertentes, sendo que no âmbito da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, o IHRU já aprovou 2 candidatura para o Concelho de Tábua. Ontem procedeu-se à assinatura do Auto de Consignação referente à empreitada de "Alteração de edifício para Centro de Alojamento Temporário do Espadanal”, intervenção que será da responsabilidade da empresa Santovaiense Lda., num investimento de cerca de 240.000,00 euros, e que visa a criação de dois apartamentos T2 e um T1 no edifício da antiga Escola Primária do Espadanal. A criação deste Centro de Alojamento Temporário, que estará concluído dentro de um ano, visa dar uma resposta estruturada e transversal para as pessoas que carecem de soluções de alojamento de emergência, devido a acontecimentos excecionais ou imprevisíveis ou a situações de risco iminente, tais como incêndios, intempéries, derrocadas ou outros. Pela sua localização, área e desenvolvimento do corpo e pisos do edifício, a antiga Escola Primária do Espadanal, desativada há vários anos, mostra-se ideal para acolher famílias na situação descrita, ao mesmo tempo que é recuperado um edifício devoluto, recolocando-o ao serviço da população. Para o Presidente da Câmara Municipal de Tábua este investimento insere-se numa estratégia do município de recuperação do edificado urbano do Concelho, recuperando imóveis degradados para a criação de habitação, seja para respostas a nível social, como é o caso presente, seja para a disponibilização de habitação a custos acessíveis ou ainda para devolver dignidade a imóveis sem condições mínimas habitacionais, através do Programa 1º Direito. Ricardo Cruz, referiu que ao nível das oportunidades disponíveis nos vários projetos inseridos na Estratégia Local de Habitação e nos diferentes programas de apoio disponibilizados através do PRR, o Município de Tábua conta já com 13 candidaturas aprovadas num montante de investimento superior a 2 milhões e 161 mil euros, estando a ser submetidos novos projetos que vêm reforçar e qualificar a oferta local em termos habitacionais.