Praia Fluvial da Ronqueira distinguida com Bandeira Azul 2024
publicado a 30 de April de 2024
A Associação Bandeira Azul Europa (ABAE), anunciou hoje os resultados das candidaturas para a atribuição da Bandeira Azul 2024, através dos quais foi confirmada a atribuição, pelo terceiro ano consecutivo, deste prestigiado galardão à Praia Fluvial da Ronqueira, junto ao Rio Alva, na Freguesia de Mouronho, Concelho de Tábua. A Bandeira Azul é uma distinção de reconhecimento internacional que simboliza a excelência e qualidade das praias e zonas balneares. A concessão desta distinção à Praia Fluvial da Ronqueira destaca não só a beleza natural e as condições excecionais deste local, mas também o compromisso contínuo do Município de Tábua com a preservação ambiental e oferta de serviços de qualidade aos visitantes. Para além das águas cristalinas e paisagens deslumbrantes, que oferece aos visitantes, esta é uma Praia Fluvial reconhecida como "Praia Acessível" e inclusiva, equipada com cadeira anfíbia e uma plataforma elevatória para acesso entre o nível da praia e do bar, assim como sinalética em português, inglês e braille, garantindo as melhores condições para que pessoas com mobilidade condicionada possam desfrutar plenamente das suas belezas naturais. Além disso, nas imediações da Praia Fluvial da Ronqueira encontra-se um parque de lazer com mesas e churrasqueira, tornando-se um local de descanso ideal para caminhantes, praticantes de BTT e viajantes que exploram a região. A conquista da Bandeira Azul pelo terceiro ano consecutivo é motivo de orgulho para o Município de Tábua e Freguesia de Mouronho, bem como para a comunidade local e demonstra o empenho contínuo das autoridades e entidades responsáveis pelos investimentos que têm sido concretizados com o objetivo de melhorar os padrões de qualidade e sustentabilidade deste destino turístico único, criando condições para a atração e fixação de mais turistas e visitantes e caminhando no sentido de reforçar a identidade da marca “Tábua, o Encanto das Beiras!”.