Decorreu no Mercado Municipal de Tábua, em dezembro passado, o primeiro Concurso de couves de Natal promovido pela autarquia, com o objetivo de promover a couve como produto regional de importante valor económico, cultural e turístico, visto ser um ingrediente indispensável e predominante na Ceia de Natal das mesas beirãs.
Com oito produtores do concelho inscritos, e doze couves a concurso, o júri, composto pelo vereador Professor José Moura, pelo representante da Agritábua, Sr. Aníbal Rodrigues, e pelo representante da Midocomercial, António Correia, não teve tarefa fácil na hora de avaliar, devido à qualidade das mesmas. Após a análise dos critérios peso, aparência e diâmetro, chegaram-se aos seguintes resultados:
1.º lugar produtor Nuno Caseiro (peso: 5,450kg; aparência: 10 pontos; diâmetro: 76cm);
2.º lugar produtor Nuno Almeida (peso: 4,960kg; aparência: 9 pontos; diâmetro: 94cm);
3.º lugar produtor Emanuel Correia (peso: 4,915kg; aparência: 8 pontos; diametro: 89cm).
Foi ainda entre uma menção honrosa ao produtor José Costa e Certificados de Participação aos produtores Abílio Santos, Américo Bernardo, António Rodrigues e Cristina Madeira.
De salientar, ainda, que esta iniciativa deu a conhecer a qualidade da couve de natal, bem como reforçou o espírito de comunidade nas relações interpessoais e intergeracionais, através de uma competição saudável, promovendo também hábitos de alimentação saudável, com recursos a produtos vegetais provenientes da agricultura tradicional, sensibilizando para as vantagens da utilização dos produtos biológicos.