O espaço educativo está hoje resumido à sala de aula no que ao planeamento pedagógico diz respeito. Por outro lado, os diferentes espaços escolares podem ser analisados e planeados, possibilitando um melhor aproveitamento dos mesmos, transformando-se em espaços de aprendizagem não formal, informal ou, mesmo, formal (se articulados nos conteúdos curriculares). São exemplos os pátios, recreios, baloiços, bar, refeitório, pavilhões, entre outros. Por sua vez, em municípios como o de Tábua, importa analisar e repensar os espaços envolventes ao escolar, uma vez que se, pedagogicamente pensados, poderão enriquecer a qualidade e diversidade das aprendizagens. Para este trabalho são identificados e caracterizados os espaços, recorrendo a processos participativos para auscultação das dinâmicas existentes e planeamento de novas ideias.
Reuniões de trabalho
:: 30 de Março de 2017, reunião com a equipa do município – ponto de situação
:: 23 de Maio de 2017, reunião com a equipa do município – ponto de situação
:: 06 de Junho de 2017, reunião com a equipa do município – ponto de situação
:: 11 de Outubro de 2017, reunião com a equipa do município – ponto de situação
Recolha de Informação
Caracterização dos principais projetos dos estabelecimentos de ensino (a ser efetuada)