O Balcão Único abriu ao público no dia 10 de abril de 2015. Trata-se de um novo serviço de atendimento aos munícipes, com o objetivo de simplificar a vida, que resulta do processo de modernização administrativa e visa proporcionar aos utentes um atendimento de maior qualidade, rapidez e eficácia, com horário ininterrupto das 09h00 às 16h00.
Tem por objetivo centralizar todo o atendimento relacionado com os serviços de Urbanismo, Saneamento, Ação Social, Mercados e Feiras, Cemitérios, Taxas e Licenças, Tesouraria e outros.
Através deste balcão os interessados podem ainda aceder ao Balcão do Empreendedor para realizar todas as formalidades associadas ao exercício de uma atividade económica, também acessível diretamente através do Portal da Empresa.
O espaço destinado a este serviço, caraterizado por uma maior acessibilidade, funciona no rés-do-chão do edifício dos Paços do Concelho, através de uma gestão eficiente do atendimento, onde o cidadão tem apenas de retirar a senha correspondente ao assunto ou assuntos de que pretende tratar e aguardar a sua vez.
Prestar um serviço mais cómodo e de melhor qualidade, ao mesmo tempo que se centraliza o atendimento, são apenas algumas das faces visíveis de uma estratégia de modernização municipal mais ampla, sendo um dos objetivos aumentar a eficiência e eficácia dos procedimentos internos.