A Agricultura Biológica é um sistema de produção agrícola com a particularidade de conciliar a produção de alimentos saudáveis com a proteção e fortalecimento dos ecossistemas em que se insere, possibilitando obter o desenvolvimento sustentável.
A crescente preocupação com a situação atual e a necessidade iminente em proteger o ambiente e empreender a qualidade dos alimentos, diminuindo a contaminação dos mesmos, tem vindo a valorizar a produção biológica.
A agricultura biológica tem sido vista por muitos como uma solução, porque promove o equilíbrio com a natureza devolvendo à terra tudo o que dela se extrai e produz alimentos saudáveis, mais ricos em nutrientes, uma vez que respeita o ritmo de crescimento dos mesmos. Assim sendo, proporciona a conciliação entre a proteção do meio ambiente, com a sustentabilidade do planeta e a segurança alimentar.
Na Europa, a Agricultura Biológica é alvo de legislação específica, o Reg. (CE) n.º 834/2007 do Conselho de 28 de junho, estabelece normas relativas à produção biológica e à rotulagem dos produtos biológicos. O cumprimento destas normas é controlado e certificado por organismos acreditados para o efeito. Os produtos de Agricultura Biológica são reconhecidos pelo logótipo europeu de Agricultura Biológica.
O concelho de Tábua apresenta um cabaz biológico composto pelas mais variadas hortícolas, frutícolas e aromáticas tais como: alho, cebola, couve-flor, batata doce, abóbora, hokaido, acelga colorida, alho francês couve chinesa, cenoura, nabo, tomate, pimento mizuna, rabanetes, agrião alenois, coentros, e salsa.