Tábua vê a educação como pilar fundamental de uma sociedade, perspetivando-a como área importante, assumindo o compromisso de construção do Projeto Educativo Local ou como designado no DL nº 72/2015 de 11 de Maio, um Plano Estratégico Educativo Municipal. Este projeto visa construir de forma coletiva e participada um plano que aponte estratégias educativas para a construção de um território onde os cidadãos participam e se sintam parte integrante desse mesmo território.
A Educação é o motor da transformação cultural, relacionando-se ativamente com a cidadania e com os espaços e hábitos de lazer, com a identidade do território e com os recursos que lá existem.
Este processo teve início em Julho de 2016, prevendo três fases de desenvolvimento, estimando-se que termine durante o presente ano de 2018.
O processo de construção do PEL conta com o apoio da empresa go’we – consultancy, education, territory. Ao longo do projeto, prevê-se desenvolver um conjunto de áreas, com a seguinte metodologia.