Aprovação da atualização do Diagnóstico Social e do Plano de Desenvolvimento Social 2024-2027 e reforço de mais 2 projetos de intervenção social (Radar Social e CLDS 5G)
publicado a 24 de September de 2024
Teve lugar, no passado dia 09 de setembro, no Espaço CULTIVA, a reunião do CLAS, onde foram apresentados e aprovados os instrumentos de planeamento estratégico deste órgão, nomeadamente o Diagnóstico Social e o Plano de Desenvolvimento Social (PDS) para o quadriénio 2024-2027. Se, por um lado, o Diagnóstico Social nos apresenta um retrato do concelho nas mais diversas áreas, o PDS estrutura, em termos de planeamento e avaliação, a intervenção social do concelho para os próximos anos.
No âmbito desta sessão do CLAS, foi ainda apresentado e aprovado, com parecer positivo, o Plano de Ação e Orçamento para o futuro CLDS5G, projeto de intervenção concelhio, que tem como objetivo geral combater a exclusão social através de iniciativas de promoção da empregabilidade, intervenção individual, capacitação e desenvolvimento comunitários.
A equipa do projeto Radar Social, que elaborou os instrumentos de planeamento estratégicos apresentados, apresentou também o seu Plano de Ação, que tem por base a identificação das pessoas e das famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social a residirem no concelho e o respetivo encaminhamento para as respostas mais adequadas, de acordo com o diagnóstico efetuado. Este documento recebeu também o parecer positivo do CLAS.
O Diagnóstico Social, o PDS e o Plano de Ação do Radar Social foram levados a reunião de Câmara, no dia 12/09, para conhecimento. Por sua vez, o Plano de Ação e Orçamento do CLDS5G foram submetidos a aprovação em reunião de Câmara, tendo os mesmo sido aprovados por unanimidade, tendo sido reconhecida a importância que este projeto terá nos próximos 4 anos na promoção do desenvolvimento social do concelho.