Cooperação entre Município de Tábua e ANCOSE já beneficiou 1.789 animais
publicado a 8 de August de 2024
O Protocolo de Cooperação firmado entre o Município de Tábua e a ANCOSE (Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela) firmado durante a “Tábua de Queijos e Sabores da Beira 2024”, com o objetivo de apoiar os produtores e pastores Concelho, encontra-se em plena execução e já com interessantes resultados visíveis na prática, concretizando-se, até à data, na vacinação de 1.789 animais, entre ovinos e caprinos, beneficiando 57 explorações pecuárias. Este protocolo traduz-se na atribuição de uma ajuda de 2 euros por animal vacinado, representando na globalidade um investimento total de cerca de 9.000 euros por parte da Autarquia e insere-se na estratégia do Município de Tábua de valorização do mundo rural, reforçando o apoio à atividade pecuária no Concelho, num claro sinal de estímulo e incentivo à produção, contribuindo para a sustentabilidade das explorações e da atividade desenvolvida. Este apoio direto aos produtores para além de contribuir para a saúde e bem-estar dos animais, também é fundamental para a continuidade da atividade e crescimento das explorações, refletindo uma visão estratégica para o desenvolvimento rural da região. Para Ricardo Cruz, Presidente da Câmara Municipal, a aposta no setor pecuário é demonstrativa do compromisso do Executivo Municipal em promover e preservar as tradições do mundo rural, incrementando um setor com crescente importância na economia do Concelho e na ocupação e dinamização do território, rentabilizando os campos agrícolas, numa ação cuja relevância também está relacionada com a prevenção dos incêndios rurais e na preservação da identidade local. Este apoio direto aos produtores não só contribui para a saúde e bem-estar dos animais, mas também para a continuidade e crescimento das explorações, refletindo uma visão estratégica para o desenvolvimento rural da região.