Simulacro em Tábua Testa Resposta a Incêndio Urbano e Acidente com Materiais Perigosos
publicado a 6 de May de 2024
O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil (CSREPC) da Região de Coimbra e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Tábua realizaram, no dia 29 de abril, um exercício simulado de incêndio industrial com um acidente envolvendo materiais perigosos e resgate de vítimas em altura. O propósito era testar a eficácia da resposta operacional do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, envolvendo os Agentes de Proteção Civil e Entidades colaboradoras, com a ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Tábua e a avaliação do plano de emergência da empresa Aquinos. No exercício participaram os corpos de bombeiros, a GNR e as entidades que compõem a Comissão Municipal de Proteção Civil. Mais de 200 operacionais estiveram envolvidos no teatro de operações, provenientes da Sub-região de Coimbra e da Sub-região Viseu Dão-Lafões. O Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, acionou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, servindo também para testar a operacionalidade deste órgão perante uma situação complexa. O simulacro "AquinosRescue24" teve início às 17h30 do dia 29 de abril, com o cenário de um incêndio industrial na unidade de transformação de madeiras, seguido por um acidente com um veículo pesado de transporte de matérias perigosas (diisocianato de tolueno).