Vereadora da Educação participa no IX Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras
publicado a 14 de November de 2023
A Vereadora da Educação, Formação e Empreendedorismo Jovem do Município de Tábua, Susana Mendes, marcou presença no IX Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), que teve lugar entre 8 e 11 de novembro, na cidade de Torres Vedras. O evento, que reuniu representantes de 66 municípios e contou com a participação de 539 inscritos, teve como tema central "Cidades educadoras, cidades das crianças, cidades para todos!". Durante quatro dias intensivos, os participantes foram desafiados a refletir conjuntamente sobre o planeamento, construção e organização das cidades, com o objetivo de torná-las espaços seguros e agradáveis não apenas para os mais pequenos, mas para toda a comunidade. O programa do congresso incluiu diversas atividades enriquecedoras, desde conferências plenárias até experiências práticas, como a visita guiada ao espaço exterior da Escola Básica de Ramalhal. Destacou-se também o workshop sobre brincar, dinamizado por brincadores locais no âmbito do programa “O rei manda… brincar”, bem como a participação no walkshop "A cidade pelos olhos de uma criança". Este último consistiu em fazer um percurso guiado com um periscópio invertido, proporcionando uma perspetiva única da cidade a partir de uma altura de 95 cm. O congresso proporcionou uma valiosa oportunidade para partilha de experiências e perspetivas entre diferentes agentes dos setores público, associativo e privado, todos empenhados na construção de uma cidade educadora. Durante o evento, foram realizadas 80 apresentações de experiências provenientes de diversos municípios e entidades. As conferências plenárias contaram com a participação de ilustres oradores convidados, como Carlos Neto, Takaharu Tezuka, Yui Tezuka, Luísa Schmidt, Francisca Benitez, Eduarda Aun, Ariana Cosme e Cecília Vaca Jones. O encerramento do congresso foi marcado pelo discurso do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, que instou os autarcas presentes a continuarem a lutar pelo princípio básico de "pensar global, executar local". O ponto alto do evento foi a leitura da Declaração Final, assinada por todas as 66 cidades educadoras participantes. Neste documento, comprometem-se a prosseguir o caminho de construção de uma cidade das crianças, onde todos encontram o seu espaço, promovendo a coesão social a nível local. O IX Congresso Nacional da RTPCE foi, assim, um marco significativo no compromisso das cidades portuguesas em criar ambientes urbanos inclusivos e educadores para todas as gerações.