Nesta área encontra informação útil sobre os espaços equipamentos municipais, nomeadamente:
Início • Viver • Espaços e Equipamentos • Área de Espaços e Equipamentos
Nesta área encontra informação útil sobre os espaços equipamentos municipais, nomeadamente:
A Biblioteca Pública Municipal João Brandão, a Capela do Sr.º dos Milagres e o Centro Cultural de Tábua, são vectores de cultura implantados no nosso concelho.
São equipamentos culturais com o intuito de proporcionar aos munícipes o acesso ao conhecimento, à cultura e informação, assim como ao lazer.
A Biblioteca Pública Municipal João Brandão, inaugurada a 20 de Julho de 2001, é o centro local de informação, tornando acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e informação assim como oferece serviços com base na igualdade de acesso para todos sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social.
As colecções e serviços incluem todos os tipos de suporte e tecnologias modernas apropriadas assim como fundos tradicionais. As colecções reflectem todas as tendências actuais e a evolução da sociedade, bem como a memória da humanidade e o produto da sua imaginação. As colecções e os serviços são isentos de qualquer forma de censura ideológica, política ou religiosa.
Todos os grupos etários encontram documentos adequados à sua idade.
A Capela do Senhor dos Milagres é um templo erguido em meados de setecentos, com planta hexagonal centralizada, com dois corpos: o da capela, octogonal, e o correspondente à capela-mor e à sacristia, rectangular.
A fachada principal divide-se em oito panos, sendo o principal ladeado por três portas.
Considerada imóvel de interesse público pelo Dec. N.º 40 648, DG 146, de 13.07.1956. É um dos “ícones” da vila de Tábua. Verdadeiro “ex libris” de Tábua, a capela do senhor dos Milagres foi classificada em meados do século passado de imóvel de interesse público, sendo um dos símbolos da devoção dos tabuenses que, todos os anos, ali realizam uma das maiores festas religiosas do concelho.
Por se tratar de monumento de elevado interesse religioso e arquitetónico, mas também pela sua localização estratégica é um dos locais de paragem obrigatória de turistas e visitantes.
O Centro Cultural de Tábua, inaugurado a 10 de abril de 2013, favoravelmente localizado no extremo Norte do Jardim Sarah Beirão veio colmatar uma importante lacuna do conjunto de equipamentos que o concelho dispunha, tendo-se tornado no espaço de maior dimensão cultural do concelho, com espetáculos de teatro, música e dança e cinema semanalmente.
O Centro Cultural de Tábua tem 3 salas polivalentes (Sala Sarah Beirão, Sala Dr. Costa Júnior e Sala Dr. Caeiro da Mata), onde decorrem as aulas da Academia Sénior de Tábua, da Academia Artística do Município de Tábua e do Grupo de Teatro Municipal.
Para além dos espetáculos, o auditório Ivo Portela recebe ainda diversas apresentações, convenções, palestras e seminários.
No Foyer decorrem ainda, diversas exposições temáticas ao longo do ano.
O Concelho de Tábua dispõe de um conjunto diversificado de equipamentos desportivos, com o objetivo de proporcionar aos munícipes a generalização da atividade física, enquanto instrumento essencial para a melhoria da condição física, da qualidade de vida e da saúde.
O incentivo à integração da atividade física nos hábitos de vida quotidianos, bem como a adoção de estilos de vida ativa, passa pela constante melhoria de condições para o desenvolvimento de projetos de incentivo à prática regular de atividade física, bem como ao acolher grandes eventos nacionais e internacionais.
A Rede de Espaços Equipamentos Desportivos Municipais foi sendo construída de forma sustentável, sendo constituída por 7 infraestruturas municipais que visam responder às necessidades da população, designadamente:
– Centro Municipal de Marcha e Corrida;
– Piscinas Municipais;
– Estádio Municipal;
– Ginásio Municipal;
– Pavilhão Multiusos de Tábua
– Sala Municipal de Desporto de Candosa;
– Sala Municipal de Desporto de Midões;
– Espaço Jovem.
Os munícipes, clubes, associações e outras entidades privadas podem aceder à rede de equipamentos desportivos, através da vertente da Prática Livre Ocasional e da Prática Regular, definida por época desportiva, mediante a oferta das instalações.
O Município de Tábua, tem vindo a apostar na implementação de áreas industriais / empresariais em locais estratégicos, onde a reorganização do espaço e a concentração de infraestruturas e das indústrias permite que beneficiem de sinergias importantes para o sucesso das mesmas e para o desenvolvimento socioeconómico do município.
A localização constitui-se como um fator preponderante no sucesso do tecido empresarial/industrial de um território. Não é somente a localização física das zonas industriais que desempenha o papel mais importante. Esta vertente assegura que os espaços destinados à indústria se situem sobre eixos de confluência, gozando de boas acessibilidades, o que permite fazer rapidamente a receção de matéria-prima e o escoamento dos produtos finais, e sejam servidos por todas as infra-estruturas básicas, mas é também necessário garantir os serviços de suporte à gestão e operacionalização das diferentes valências que aí possam existir. Outras dimensões, de caráter intangível contribuem igualmente para o correto funcionamento e em última análise para a captação de investimento e promoção à instalação de unidades empresariais/industriais capazes de criar postos de trabalho e fixar população no Concelho. Aspetos como a qualidade urbanística desses espaços, a capacidade de criação de sinergias, entre outros, com a rede de empresas/indústrias já instaladas, a estrutura social e a rede de ensino.
No que se refere a infraestruturas físicas, no concelho de Tábua existem duas áreas infraestruturadas para localização de empresas: o Parque Industrial de Tábua, com 28 ha, localizado na sede do Concelho e com acessos privilegiados ao IP3, e a Área Industrial e Empresaria de Sinde/Tábua, com 36,8 ha, em Fonte Arcada, União das freguesias de Espariz e Sinde, junto a um nó do IC6.
Atualmente, verifica-se que a capacidade para a instalação de novas unidades industriais em parques ou áreas industriais / empresariais no concelho se encontra praticamente esgotada, pese embora, ainda existirem 2 lotes disponíveis no Parque Industrial de Tábua, pelo que urge a criação de novos lotes para a continuidade e consolidação da política de acolhimento empresarial qualificado desenvolvida pelo Município de Tábua.
Neste contexto a Câmara Municipal já deliberou proceder à elaboração de um Plano de Pormenor para a criação da Área Empresarial da Carapinha, que se encontra em curso, considerando que constitui indubitavelmente uma peça primordial no desenvolvimento económico e social do concelho de Tábua.
Esta área empresarial terá uma área de 10,7ha, com espaços devidamente pensados e infraestruturados capazes de atrair novos investidores e albergar um tecido industrial dinâmico, que permita a fixação e desenvolvimento socioeconómico da população, oferecendo alternativas de emprego e de qualidade de vida.
As plantas e as tabelas infra dão conta das empresas instaladas nas diferentes áreas industriais e empresariais.
Adicionalmente, o município registou num motor de busca de localização para projetos empresariais, a Global Find, as suas áreas industriais e empresariais, para saber mais em GLOBAL FIND.
A Educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.(Séneca)
A Educação é o motor da transformação cultural, relacionando-se ativamente com a cidadania e com os espaços e hábitos de lazer, com a identidade do território e com os recursos que lá existem.
Atualmente existe apenas um Agrupamento de Escolas no concelho de Tábua, o Agrupamento de Escolas de Tábua, compreendendo o Ensino Pré-Escolar, dos 1º, 2º 3º ciclos do Ensino Básico e ainda o Ensino Secundário. Acresce ainda, como Ensino Particular/Cooperativo, o Jardim-de-infância da Sta. Casa da Misericórdia de Tábua e a Escola Profissional EPTOLIVA, que apesar de não ter a sua sede em Tábua, tem o Pólo de Tábua com o funcionamento de 3 cursos.