Nos dias atuais, e não obstante a existência de novos canais físicos (hiper e supermercados, shoppings, lojas de comércio tradicionais…) e virtuais de compras (lojas online), as feiras, quer realizadas no mundo rural ou no citadino, continuam a ser indispensáveis demonstrando grande resistência e notável capacidade de adaptação às profundas mudanças demográficas, políticas, culturais, económicas e sociais que a humanidade atravessa. Tal facto não só se deve à sua função comercial mas, cumulativamente, ao seu caráter social e cultural, mantendo até aos dias de hoje práticas e tradições ancestrais. São realidades indissociáveis do nosso comércio interno, contribuindo para a venda e escoamento local de produtos, ao mesmo tempo que promovem cultural e turisticamente os municípios.
A feira de Tábua realiza-se mensalmente e apresenta-se como um ativo relevante no abastecimento da população do concelho e na subsistência dos feirantes, pela alternativa de bens que oferece e pelos preços convidativos.
Neste espaço impera o boliço característico da confluência de comerciantes, compradores e curiosos, porém o terrado é desprovido de qualquer revestimento e não possui quaisquer infraestruturas, designadamente águas, saneamento, energia elétrica e sanitários. Torna-se, assim, fundamental dignificar um inegável ativo que faz agitar a Vila de Tábua. Esta forma milenar de impulsionar a atividade económica carece de uma organização mais harmoniosa dos espaços dedicados à venda, bem como, a criação de infraestruturas de apoio (redes de águas e águas residuais, iluminação, casas de banho) e de corredores que facilitem a entrada e a saída do recinto. Paralelamente, não serão descurados aspetos relacionados com a higiene, o conforto e a proteção do ambiente, tais como, a descarga dos lixos produzidos, o embelezamento paisagístico e a criação de um acesso condigno, com a requalificação / redesenho da via contígua, que prevê boas condições de circulação pedonal e viária e a criação de estacionamentos adequados à utilização do recinto da feira.